A - Ocupar os tempos livres dos jovens utilizando estratégias de animação sociocultural de modo a intervenção social de forma a evitar comportamentos desviantes nos jovens;
B - Constituir-se como um espaço de acolhimento e de convívio para os jovens nos seus tempos livres;
C - Permitir a experimentação de uma organização de trabalho livre e cooperativo;
D - Assumir-se como complemento sócio educativo e de desenvolvimento do espírito crítico e de autonomia dos jovens e dos grupos;
E - Apresentar-se como um espaço dinamizador do espírito de mudança que seja entendida como factor necessário para uma melhor integração social;
F - Dar apoio psicológico e orientação educacional e profissional aos jovens;
G - Informar, através de uma acção organizada e sistemática, os jovens, de todas as possibilidades de participação em todas as actividades que lhes possam ser úteis;
H - Privilegiar as expressões artísticas numa perspectiva integrada, de modo a contribuir para o desenvolvimento cultural dos Jovens;
I - Fomentar o intercâmbio com objectivo de aprofundar a reflexão e o estudo de realidade diversas da condição Juvenil;
J - Permitir através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade;
L - Contribuir para que cada grupo encontre os seus objectivos, de acordo com as necessidades, aspirações e situações, favorecendo a adesão aos fins livremente escolhidos;
M - Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada jovem de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
N - Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio.